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16
Jul
2019
‘Não me perturbe’ entra em vigor: Ligações de telemarketing de TV e telefonia podem ser bloqueadas

‘Não me perturbe’ entra em vigor: Ligações de telemarketing de TV e telefonia podem ser bloqueadas

As pessoas que não desejarem receber esse tipo de chamada podem incluir seu nome no site: www.naomeperturbe.com.br criado para a iniciativa, no ar a partir desta terça-feira (16).

A lista vai ser única e atingirá as principais empresas do setor: Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Essas empresas também deverão, nesse prazo, criar e divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa manifestar o seu desejo de não receber ligações.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar a sua inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ele pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outras medidas

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais fazer ligações telefônicas com o objetivo de oferecer seus pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.

As companhias vão ter de abrir canais para que seus clientes possam solicitar a inclusão no grupo, que passará a não poder mais receber ligações com ofertas de serviços de telecomunicações. Assim, na prática, as empresas ficam impedidas se oferecer seus produtos e serviços utilizando o telemarketing.

A agência determinou ainda que as áreas técnicas estudem medidas para combater os incômodos gerados por ligações mudas e realizadas por robôs, mesmo as que tenham por objetivo vender serviços de empresas de setores não regulados pela Anatel. Segundo a Anatel, estudos de mercado estimam que pelo menos um terço das ligações indesejadas no Brasil são realizadas com o objetivo de vender serviços de telecomunicações.

Além dessa iniciativa, a Anatel deve discutir novas ações relacionadas à prática do telemarketing. De acordo com o comunicado do órgão, o Conselho Diretor da autoridade solicitou que a área técnica elabore propostas para limitar os abusos nessas chamadas, mesmo que de outros serviços fora da área de telecomunicações.

Fizemos o teste

O BHAZ fez o teste às 9h05 desta terça-feira (16), ao cadastrar um dos telefones particulares de uma pessoa de nossa equipe no site naomeperturbe.com.br. O procedimento é ágil e fácil: basta fazer um login com nome, senha e e-mail.

O sistema envia uma validação do e-mail e, na página seguinte, pede para você digitar seu nome completo, CPF, número de telefone e escolher quais operadoras você quer bloquear.

Pronto! Você recebe o comprovante de solicitação de bloqueio, com o dia e horário que fez o pedido. E ainda, um bilhete: ?Atenção! O prazo para efetivação deste bloqueio é de até 30 dias a partir da data da solicitação?

 

Fonte: https://bhaz.com.br/2019/07/16/nao-me-perturbe-telemarketing-bloqueado/ 

Pixabay+José Cruz/Agência Brasil

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